O crime da falta de

lombadas na SP55

 

Essa é a segunda vez que abordo o assunto, mas pelo fato de envolver a vida humana volto, para quem sabe, o Governador “Zé Carioca” tome providências.

Após todos os incômodos causados pelo recapeamento da rodovia SP55, na zona sul de Caraguatatuba com a falta de planejamento, a rodovia se tornou uma verdadeira pista de corridas e as vítimas, os pedestres, pagam sem que providências sejam tomadas.

É certo também que devido a inauguração da rodovia do contorno, esse trecho seja municipalizado, portanto espero que o Prefeito Mateus resolva o problema seja com a recolocação das lombadas ou de radares e semáforos para preservar a vida humana. É inadmissível que as lombadas que existiam em pontos de alta circulação de pedestres tenham sido eliminadas como na frente do Shopping Serramar ou na entrada de alguns bairros.

Essa situação, para mim, pode ser classificada como um crime praticado pelo governo do estado.

 

Mas para reflexão vamos abordar os pontos prós e contra das lombadas:

 

As lombadas (ou “quebra-molas”) são dispositivos físicos instalados em vias públicas com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos. Abaixo estão os principais prós e contras das lombadas:

 

Prós das lombadas:

1 - Redução de velocidade:

2 - Forçam os motoristas a diminuírem a velocidade em locais críticos, como escolas, hospitais e áreas residenciais.

3 - Aumento da segurança:

4 - Diminuem o risco de atropelamentos e acidentes em locais com alta circulação de pedestres.

5 - Baixo custo: Comparadas a outros métodos de controle de tráfego (como radares ou semáforos), são mais baratas de instalar e manter.

6 - Implementação simples:

7 - Podem ser rapidamente instaladas e não exigem grandes alterações na infraestrutura.

 

Contras das lombadas:

1 - Desconforto para motoristas e passageiros: Especialmente se forem mal sinalizadas ou muito altas.

2 - Danos a veículos: Podem causar prejuízos a suspensão, pneus e carroceria, principalmente se o motorista não reduzir a velocidade adequadamente.

3 - Impacto sobre serviços de emergência: Ambulâncias, bombeiros e viaturas podem sofrer atrasos devido à necessidade de reduzir a velocidade constantemente.

4 - Ruído e poluição: A frenagem e retomada frequente geram mais barulho e emissões de poluentes em áreas residenciais.

5 - Ineficácia fora dos pontos críticos: Podem ser ignoradas ou mal posicionadas, tornando-se apenas um obstáculo incômodo.

 

Conclusão:

As lombadas são eficazes em controlar a velocidade em locais específicos, mas devem ser usadas com moderação, planejamento e sinalização adequada. Em alguns casos, alternativas como faixas elevadas para pedestres, radares educativos, estreitamento de vias ou redutores eletrônicos podem ser mais apropriadas.

 

Será que a vida humana vale menos que as lombadas?

 

Cesar Jumana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Cesar Jumana

 

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