Curtas, mas objetivas

 

Carlos Alberto dos Santos Cruz

Carlos Alberto dos Santos Cruz, também conhecido como General Santos Cruz, é um general de divisão da reserva do Exército Brasileiro, que foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo, Secretário Nacional de Segurança Pública e ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência do Brasil.

 

Chico Alves

Chico Alves é colunista da Uol e entrevistou o General Santos Cruz sobre as declarações de Bolsonaro esta semana: “Quem decide se um povo vai viver numa democracia ou numa ditadura são as suas Forças Armadas”.

 

Santos Cruz 1

O general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, que foi ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, reagiu com indignação à declaração do presidente.

 

Santos Cruz 2

Na entrevista Santos Cruz ressalvou que fala apenas em seu próprio nome. “Só posso dizer que isso é covardia com a população e com as Forças Armadas, que trabalham e se dedicam às suas atividades, à defesa do Brasil e em auxílio à população em todos os momentos de necessidade, sempre dentro da lei”, afirma o general.

 

Santos Cruz 3

Para Santos Cruz, com essa afirmação a seus apoiadores, Bolsonaro procura novamente forçar a politização indevida dos militares. “Isso é mais uma tentativa de enganar a população e arrastar as Forças Armadas para o centro de discussões políticas”, acredita.

 

Santos Cruz 4

Em sua fala, o presidente disse também que “no Brasil, temos liberdade ainda”. E completou, em tom de ameaça: “Se nós não reconhecermos o valor desses homens e mulheres que estão lá, tudo pode mudar”.

 

Santos Cruz 5

O general discorda radicalmente dessa avaliação: “A garantia da liberdade e da democracia são instituições fortes. O que enfraquece a democracia é o desprestígio e aparelhamento político das instituições”, disse.

 

Mourão

Após declaração do presidente, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que as Forças Armadas no Brasil “estão totalmente despolitizadas”.

 

Bolsonaro 1

“Não vou dizer que eu sou um excelente presidente”

 

Bolsonaro 2

A apoiadores em frente ao palácio do Planalto disse o presidente “Não vou dizer que sou um excelente presidente, mas tem muita gente querendo voltar ao que eram os anteriores, reparou? É impressionante, estão com saudades de uma %%%%!”.

 

Bolsonaro 3

Nesta terça-feira novamente frente a apoiadores o presidente disse: “estou cumprindo minha missão frente ao governo”.

 

Bolsonaro 4

No último fim de semana o presidente sofreu uma derrota política ao ver fracassar sua tentativa de trazer da India, 2 milhões de doses da vacina de Oxford e ver a vacina de São Paulo, do Butantã, através de Dória, dar o pontapé inicial da vacinação.

 

China

E para piorar sua posição, a China está retendo as vacinas e insumos destinados ao Brasil, tanto para a vacina de Oxford (Fiocruz) como da Coronavac (Butantã).

 

Perguntar não ofende

Com que cara o atual governo poderá negociar com a China esse envio depois de o próprio presidente Bolsonaro, seus filhos e o Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araujo, terem hostilizado nossos mais importantes parceiros comerciais?

 

Cesar Jumana

 

Retornar